Pedido

BOAS LEITURAS!!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

“Os Jogos da Fome: Livro 3 – A Revolta” de Suzanne Collins

Nº de páginas: 273
Preço (Bertrand): 14,90€
Editora: Presença
Ano de lançamento: 2011

“Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vida e mudar para sempre o destino de Panem – independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar… O último volume da trilogia «Os Jogos da Fome» é ainda mais emocionante e deixará os leitores rendidos ao seu ritmo e enredos arrebatadores”

O meu comentário:

Se achas que já viste tudo em «Os Jogos da Fome» e a «Em Chamas» estás totalmente enganado… Neste terceiro e último volume de uma aclamada colecção que está prestes a chegar ao grande ecrã, Katniss Everdeen vai ser posta à prova, prova essa que será muito mais complicada de enfrentar do que a arena e a destruição dos Jogos.
Depois de ser salva a meio do Quarteirão e de ter deixado o seu companheiro para trás à sua sorte, a jovem encontra-se a recuperar no distrito 13, onde se encontra refugiada alguma da população do seu distrito, o 12, que foi totalmente destruído pelo temível Capitólio a mando de Snow. Aí, organiza-se uma revolta que irá pôr uma término ao poderio do Capitólio instalando-se uma democracia, sendo a apaixonada de Peeta a cara da revolução, o Mimo-Gaio.
Porém, a coisa não é tão fácil do que parece, principalmente porque a mais velha das Everdeen não se encontra recuperada mentalmente na totalidade, visto que ainda é assombrada em sonhos por tudo o que aconteceu no seu passado, não ajudando o facto do seu companheiro de equipa, Peeta Mellark, se encontrar nas mãos do temível presidente que, muito provavelmente, estará a torturá-lo, enquanto esta se encontra em segurança…
Diversas peripécias ocorrem e o antigo distrito nuclear até é alvo de um ataque explosivo, sendo a população salva a tempo graças a um aviso do herdeiro dos Mellark em directo.
Não aguentando mais a ausência do tributo masculino do distrito 12, principalmente depois de ser transmito, em directo, algumas imagens onde o jovem é “torturado”, Katniss consegue fazer com que seja estruturado um plano de resgate, que acaba por ser em prática, salvando-se do seu cativeiro não só Peeta, como também outros tributos incluindo Annie, a amada de Finnick.
A partir daí, ao contrário do que se poderia esperar, as coisas começam a complicar cada vez mais…
Peeta sofreu uma lavagem ao cérebro, pensando as piores coisas da sua amada, chegando a tentar matá-la, deixando a rapariga totalmente perdida, não acreditando que o rapaz carinhoso que conhece desapareceu para sempre.
Entretanto, os rebeldes acabam por partir para o Capitólio pondo em prática o seu plano de acabarem com a vida do alto dirigente, alcançando-se, finalmente, a tão desejável liberdade.
É assim que começa a verdadeira luta pela vida e os momentos mais tristes e emocionantes…
Katniss, depois já estar muito afectada pela destruição e morte que presenciou no passado vai ficar totalmente marcada por aquilo que acontece na derradeira batalha. Esta vê partir deste mundo pessoas que lhe são muito queridas, nomeadamente Finnick, Boggs e a sua querida irmã Prim, mortes essas que a transtornam, levando que esta entre num estado emocional muito grave, ocorrendo quase a morte da Katniss que conhecemos dos volumes anteriores.
Ainda por cima, ao descobrir que a perda da sua irmãzinha e de tantas outras crianças foi provocada pelos Rebeldes e não pelo Capitólio como lhe deram a acreditar, com bombas criadas pelo seu grande amigo Gale, esta vai-se totalmente abaixo acabando por deixar de falar com as pessoas, deambulando pelos corredores da mansão de Snow, onde se encontra instalada.
Assim, quando é chamada para pôr fim à vida do presidente, esta acaba por acertar na causadora de todo o seu sofrimento, acabando por ser acusada de homicídio, levando-a a pensar no seu próprio suicídio.
O seu julgamento lá ocorre e esta acaba por ser liberta, visto que não se encontrava na mais perfeita saúde mental, indo viver para a sua velha casa, ficando aos cuidados de Haymitch.
Mais tarde, Peeta regressa, também, ao distrito, já estando no poderio de todas as suas faculdades mentais, plantando à volta da casa de Katniss prímulas, flores de deram o nome à sua irmã, como uma forma de lhe prestarem homenagem.
Esta, acabando por enfrentar a sua perda, apercebe-se que quem ama realmente é o último dos Mellark, acabando por encontrarem um no outro o porto de abrigo contra todo o terror que os visita em sonhos, prosseguindo com as suas vidas sabendo que tudo o que fizeram não foi em vão…
Uma obra que gostei bastante, deixando-me muito emocionada com as diversas mortes e o modo como as pessoas eram tratadas. O facto da obra ser no ponto de vista da Everdeen também contribui para esse sentimentalismo, principalmente aquando da morte de Prim, a rapariga que quis salvar acima de tudo, oferecendo-se para participar nos Jogos para poupar a sua vida.
Porém, não foram só mortes e destruição que marcou esta obra chegando a haver uma pequena referência ao casamento de Finnick e Annie, um casal que também sofreu na arena, apoiando-se um no outro para sobreviverem a esse facto.
Quanto aos dois últimos capítulos, gostei bastante… Nestes é feito como que um tributo a todas as pessoas que perderam a sua vida durante estes três volumes, deixando-nos Katniss a ideia de que se encontra a fazer um livro onde estes serão sempre recordados. É também nessas poucas páginas que os nossos dois amados protagonistas passam a ser um casal, apresentando-nos os seus filhos e os seus receios alguns anos depois.
Apesar de ter gostado mesmo muito da obra como já referi, acho que a relação de Katniss e Peeta devia ter sido um pouco mais explorada visto que os leitores ficam três volumes à espera que estes passem a ser um casal oficial, não tendo direito a um momento um pouco mais romântico, nem uma perspectiva mais profunda de como continuam a amarem-se verdadeiramente depois de todos aqueles anos.

“Este volume final da trilogia «Os Jogos da Fome»… é porventura o mais belo, um romance magnificamente orquestrado que triunfa a todos os níveis”
Publishers Weekly

Sem comentários:

Enviar um comentário